quinta-feira, 24 de maio de 2012

UM DEPOIMENTO SOBRE A POBREZA - Ruy Medeiros


(Texto publicado originalmente no Jornal FIFÓ, de Vitória da Conquista - BA, na edição nº 9, de 14 de dezembro de 1977. O autor Ruy Medeiros, Advogado e Historiador, é Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.)


O último livro de Leôncio Basbaum * – Uma Vida e Seis Tempos – traz apreciação sobre os habitantes de Vitória da Conquista, no ano de 1956.
 
Trata-se de depoimento feito por um homem que, acostumado aos grandes centros, sentiu forte impacto ao presenciar a paisagem humana da cidade do interior em início da segunda metade da década de 1950.
Ei-lo:
 
“Regressei a Salvador e depois de uma semana já encetava nova viagem, desta vez a Jequié e Vitória da Conquista, em pleno sertão baiano. Essas cidades nada tinham de particular, a não ser seus habitantes. Aqui as notícias do mundo chegam quando não mais existem ou já perderam a importância. O calor e a falta do que fazer nos dão uma sonolência a que é difícil resistir. As lojas meio vazias, os próprios consultórios médicos desertos e eu perguntava a mim mesmo de que e como viviam seus habitantes. Em Jequié o dono de uma farmácia construia uma casa com o dinheiro que deixava de pagar aos seus fornecedores. Em Conquista um engraxate me revelava o sonho de sua vida: comprar uma cadeira de braços para o seu negócio, pois no momento o frequês tinha de sentar num caixote forrado de papel. Era pois um homem com a visão do progresso, aliás, o único que encontrei por lá. No mercado, encontrei um homem que vendia seus livrinhos de histórias, em versos, mais de duzentos títulos diferentes, de vários autores. Foi o que encontrei de mais interessante. Comprei uma coleção deles para o Artur.

Mas o que realmente me impressionou foi o grau de miséria em que a população vivia mergulhada. Mendigos por toda a parte, nas esquinas, na Igreja, no mercado ou na feira, pelas estradas, à beira das calçadas. São andrajosos, esquálidos, de aspecto doentio. Eles não têm aquela picardia dos mendigos das cidades grandes, nem a sua agressividade encontrada mesmo em algumas cidades da região do polígono. São mansos, humildes, como se pedissem desculpas por serem pobres. Se alguns cantam alguma melodia diferente, desconhecida, lamuriante, ou se alguns outros tocam algum instrumento musical, uma viola, uma flauta, sentados no meio-fio da calçada, a maioria nem canta nem toca: simplesmente está, recostada em alguma parede, a mão estendida que, mal tendo forças para se erguer, está pousada no solo. Alguns têm um chapéu na mão, outros nem isso. Nem erguem a voz para implorar, salvo quando se trata de algum estranho à cidade que pareça ter dinheiro. Ficam apenas silenciosos, nem olham para a gente, a mão entreaberta esperam que alguém lhes lance alguma moeda ou aquelas velhas notinhas de um Cruzeiro. A maioria nem agradece. E são de todas as idades, com a diferença de que os menores, crianças de 4 ou 5 anos, são mais agressivos, correm atrás da gente, puxam pelo paletó e, quando recebem alguma coisa, correm para o pai ou a mãe, que está semi-inconsciente, em algum canto de esquina, exibindo a nota como se fosse um troféu conseguido.

O mais estranho ainda é verificar quem dá esmolas. São pessoas que somente se distinguem dos mendigos por estarem de pé e terem menos remendos ou furos na camisa. Toda a população, mais de metade, conforme me pareceu, anda descalça, a roupa é velha e rasgada e raramente é limpa. É realmente, o roto ajudando o esfarrapado, como se pressentissem que breve chegaria a sua vez de estar naquele lugar, no meio da rua, a mão entreaberta.

O que torna mais impressionante ainda o aspecto dessa população sem esperanças, sobretudo de Jequié e Vitória da Conquista, é o número de aleijados, débeis mentais, entre os mendigos. Em todas as cidades do mundo existe sempre uma percentagem mais ou menos fixa de mendigos e aleijados, como se fosse uma lei sociológica do capitalismo. Quanto maior a população, maior o número de mendigos, marginais e doentes de toda espécie. Mas em Vitória da Conquista e Jequié essa percentagem me dava a impressão de ser pelo menos de cinquenta por cento. Metade da população é de sub-homens, criaturas de aparência mais ou menos humanas mas que na realidade vivem e se comportam como irracionais. Que Brasil! Esse outro Brasil tão diferente do Brasil que conhecemos no Rio e em São Paulo.
Foi a imagem que levei comigo para Salvador. E que me esforçava por afastar do meu pensamento. Nada podia fazer por eles”. (Páginas 231 a 233).
Ruy Medeiros
Deve-se assinalar que o escritor, quando aqui esteve, encontrou o município numa fase difícil.
A cidade ainda possuia os vestígios fortes da migração de sertanejos fugidos de áreas onde a incidência de intensa estiagem e seca, da primeira metade da década de 1950, se fez sentir com mais força.
As levas sertanejas ainda não se tinham de todo distribuido por outras regiões, entre as quais a pastoril de Itapetinga que era novo foco de atração. Eram os “flagelados” de que nos dão notícia crônicas de Erasthósthenes Menezes e Ciro teles, entre outras, publicadas em jornal local.
Por outro lado, a cidade estava despreparada para absorver tantos os que vinham de outras regiões quanto os que, na própria região conquistense, deixavam o campo pela cidade. Despreparada econômica e estruturalmente, era a “Cidade Torta” de que falava o jornalista Bruno Bacelar.
Efetivamente, o campo começava a ser utilizado mais intensamente, sobretudo porque um novo tipo de gado – que gradativamente substituira os bois gaudemar e malabar – possuia maiores exigências alimentares o que equivalia a maior área a ser ocupada. Isso implicava, naturalmente, em afastar as famílias de “agregados” que, antes, povoavam as fazendas com suas roças; implicava em despojar posseiros e sitiantes. Os agregados que tinham feito o desmatamento, no local desmatado, após a botada da roça o capim crescera; desmatavam novas áreas igualmente o capim vicejara. Estava, portanto, no entender do fazendeiro, na hora de afastá-los das fazendas. A economia de mercado que triunfava afastava a preocupação de as próprias fazendas pecuárias produzirem gêneros agrícolas de subsistência.
Então, com a presença de migrantes provenientes do sertão e do campo para a cidade, esta “inchou”, na expressão tão repetida de um médico-político da comunidade. A população urbana do município que era de 8.644 habitantes , em 1940, passara para 19.463, em 1950, para, já em 1960, atingir 48.712 habitantes. Seu mercado de trabalho era estreito para absorver todos aqueles que, desalojados de outros meios, eram atraídos por núcleo urbano que, depois transformar-se-ia em capital regional.
A estrutura agrária do tempo e a correspondente forma de apropriação e utilização da terra eram, junto a outras causas, grandes co-responsáveis pelo quadro descrito pelo historiador da República.
***
* Leôncio Basbaum, historiador e político, nasceu em Recife, em 6 de novembro de 1907. Formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional, em 1929. Pouco exerceu a profissão. Foi pequeno industrial, comerciante e comerciário. Dedicou-se bastante à atividade política.
Suas obras principais são História Sincera da República, Processo Evolutivo da História, História e Consciência Social e Alienação e Humanismo.
Seu livro de memórias de onde foi extraído o texto acima referido foi publicado após a morte do escritor, a qual ocorreu em São Paulo, em março de 1969.
Referência Bibliográfica: Basbaum, Leôncio – “Uma Vida em Seis Tempos” (memórias), 1a. edição, editora Alfa-Ômega, São Paulo, 1976.

Juiz Reno Viana, da AJD, e o Prof. Ruy Medeiros,
na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário