quinta-feira, 24 de abril de 2014

CAPINAN SUGERE ALTERAÇÃO NO LEMA DA AJD-BA

No dia 21 de abril de 2014, o núcleo baiano da Associação Juízes para a Democracia (AJD) promoveu um jantar em homenagem ao juiz Fernando Mendonça, que naquela data estava chegando a Salvador para coordenar o Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Bahia.

Fernando Mendonça já participou do Conselho de Administração da AJD e foi coordenador do núcleo do Maranhão. Profundo conhecedor da área de Execução Penal, ele falou sobre o tema na ocasião, inclusive explicando o que está acontecendo no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis.

O jantar aconteceu no Restaurante VARANDA VITAL, localizado na Rua Almirante Barroso, no Bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Propriedade do conhecido professor Jorge Portugal, trata-se de estabelecimento especializado na culinária do Recôncavo Baiano, cujas receitas são assinadas pelo chef Vital Abreu. Para aquela oportunidade, o cardápio sugerido pelo respeitado Mestre Vital foi Andu de Angola, Moqueca de Maturi e Camarão, mais as memoráveis entradas.

Durante o jantar aconteceu um “pocket show”, tendo como atração o juiz Maurício Brasil, que cantou sambas de sua autoria acompanhado pelo violão do músico Marcos Bezerra. O dono da casa, Jorge Portugal, também cantou versões intimistas de algumas de suas canções, como “Caribe calibre amor” e “A massa”. Fechando o evento, o privilégio raríssimo de ouvir o poeta José Carlos Capinan, autor de clássicos da MPB como “Soy loco por ti América” (em parceria com Gilberto Gil), Ponteio (com Edu lobo) e “Papel Marche” (com João Bosco), cantando algumas das suas composições mais conhecidas.

Discorrendo sobre a métrica e a semântica da poesia, o poeta José Carlos Capinan sugeriu uma alteração no lema do núcleo baiano da Associação Juízes para a Democracia (AJD). Criação do juiz Maurício Brasil, o lema do núcleo é “JUIZ ÀS VEZES, CIDADÃO SEMPRE”. Segundo Capinan, a carga semântica da frase ficaria reforçada com uma alteração da sua métrica, através da inversão de algumas palavras. Segundo ele, seria mais poético dizer “ÀS VEZES JUIZ, SEMPRE CIDADÃO”.

O juízes do núcleo declararam que na próxima reunião do grupo a proposta será submetida a votação.



Reno Viana, Capinan, Marielza Brandão Franco, Jorge Portugal, Mauricio Brasil e Gerivaldo Neiva

Fernando Mendonça, Jorge Portugal, Capinan, Mauricio Brasil e Reno Viana

Fernando Mendonça



Nenhum comentário:

Postar um comentário