terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE FIM DE ANO

Atendendo a sugestões diversas, o Blog da AJD-BAHIA apresenta abaixo a mensagem que o Juiz Mauricio Brasil, coordenador do nosso núcleo baiano, enviou por e-mail na semana passada para os nossos colegas de todo o país.



A todas e todos os amigos da AJD


Em viagem, um dos meus presentes natalinos é ler tantas notícias boas.

É tempo de colheita. No condomínio aonde moro ainda existem muitas mangueiras, pássaros e micos que nos visitam até na varanda da casa. Os passarinhos são vocês da velha guarda da AJD, que nunca pararam de cantar - mesmo em tempos sombrios. São os novos pássaros da liberdade que se juntam a nós: Reno e Gerivaldo, na Bahia (neste momento, calculo que o nome de Gerivaldo esteja sendo aprovado na reunião).

Portanto, ainda sobre as mangas que começam a cair de montão lá no condomínio, as boas notícias chegam tão rápidas que não estou tendo tempo para colher no chão. Mas quando não as colhemos, elas não se perdem - nada se perde na AJD - os passarinhos cuidam de chupá-las alegremente. Assim tenho feito com minhas acerolas e pitangas no quintal de casa: são gostosas de chupar e ficam mais lindas ainda quando adoçamos os bicos dos passarinhos.

Estou muito feliz pela colheita.

Feliz pelos antigos jardineiros que, como nas trupes do teatro, transformam-se em passarinhos e como cantam - Marcelo-Dora-Kenarik-Dirceu-Marcão-Ranulfo - e tantos outros que fizeram a escolha das sementes, do chão e do adubo para, depois, subirem no topo dos ipês (lindos que ainda vejo em Sampa) e cantarem, de carretilha às vezes.

Feliz pelos novos passarinhos que chegam para cantar no Mirante do Elevador Lacerda ou no Terraço Libertário da Rua Maria Paula.

Feliz com Natal, de Lygia e Rosivaldo. Feliz Natal com o Amazonas, do valente Valois, passando pelo Maranhão urgente dos colegas que resistem e não temem o último déspota decadente. Ainda Feliz Natal para Fortaleza, onde, por ora, o nosso Michael pouco tempo tem para descansar nas tranças lindas das redes do Ceará. Feliz Natal aos cabras valentes de Pernambuco, onde Viana inaugurou o primeiro núcleo do Nordeste e acolheu também o 1º Encontro dos Juízes Resilientes. Feliz Natal ao Rio de Janeiro, onde vive um carioca-mineiro, o meu Baixinho Predileto - João Damasceno - ao lado de outro baixinho inteligente - Romário - dois craques que admiro nesta Cidade Sempre Maravilhosa, apesar de todos os percalços dos governos imprudentes. És tu, Damasceno, grande em todos os gestos, humanista de humor fino e vibrante. Mais que colega, um amigo, meu guru das estratégias vigentes e de quem ouvi palavras inesquecíveis num desses encontros da gente: "siga este conselho, no Rio está dando certo, o caminho é costurar com a sociedade civil..."  Palavras ditas num contexto que me fizeram mudar o curso de algumas táticas e pegar uma trilha mais curta para fortalecer o Núcleo Baiano. Deste modo, estou quase concluindo, ainda no Mirante do Corcovado, espiando o lúcido e firme Rubens, e no mesmo passo Haddad, com o qual já aprendi grande lição: ficar, sair e voltar é gesto tão belo e grande que o espaço aqui é pequeno para uma homenagem prestar. Feliz Natal, Tocantins, de Milton do abraço "caliente", pois é por lá que temos - proporcionalmente - o núcleo mais povoado, tão longe e pelo afeto tão pertinho da gente.

E, agora, é final, finalmente. Prometo fechar com chave de ouro. Vou dizer de uma gente que para mim é TESOURO: lhes falo de nossos colegas do Núcleo Catarinense, de todos que não conheço e dos meus amigos freqüentes. Angela, a doce e firme colega, também diferente. E, meu final-finalmente, tinha que ser para ele, o meu bravo locutor, a Voz de Ouro, que estremece as platéias com seu jeito firme e inteligente. Está gravado em meu peito, querido amigo Alessandro, aquele gesto tão grande: ficar um dia a mais na Bahia, só pra ficar comigo e reforçar minha fala naquela manhã pioneira da única Audiência Pública na Justiça da Bahia, pelas mãos do CNJ, e que foi também a derradeira - falamos pra casa cheia. Não há outra palavra a dizer, serve pra todos, todos mesmo da AJD, mas é especial pra você: Gratidão!

E assim vou concluindo, nesses quatro anos do Núcleo AJD–BAHIA !

Feliz 2011 !

Fraternalmente,

Maurício Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário